ABAIXO-ASSINADO UMA MATRÍCULA UMA ESCOLA
A lei 2200 garante que os professores da rede estadual não podem mais ficar em mais de uma escola, entretanto o governador Cabral quer impedir que ela seja oficializada.
Clique aqui para saber mais e participar da mobilização.
Até 16/06/13 já foram 3.080 pessoas assinando.

19/05/2013

CIDADES BRASILEIRAS SOFREM COM A FALTA DE CRECHES E NÃO CUMPRE META


Retirado do site Bom dia Brasil.

16/05/2013 08h30
Na Região Metropolitana de Vitoria, no Espírito Santo, os pais dormem na frente das creches para tentar conseguir uma vaga.

Apesar da meta do Governo Federal de que pelo menos a metade das crianças com até três anos esteja matriculada em creches, muitas cidades não têm essas vagas.

RIO GRANDE DO SUL

No Rio Grande do Sul, mais da metade dos municípios não tem creche pública. Entre os municípios gaúchos, apenas um terço consegue cumprir a meta proposta pelo Governo Federal. Isso significa que 117 cidades não possuem creche para crianças de zero a três anos.

Em Porto Alegre, seriam necessárias mais de 11 mil vagas para se adequar à regra. A maioria das crianças está matriculada em creches conveniadas com o município. Mas, ainda assim, com os serviços recebendo verba da prefeitura, os pais precisam pagar mensalidade de cerca de R$ 150.

Para tentar amenizar o problema, a prefeitura diz que está investindo na construção de cinco novas escolas e que 600 vagas serão abertas até o fim do ano.

RIO DE JANEIRO

No Rio de Janeiro, 21 mil crianças não têm vagas no espaço de educação infantil, e estão em uma lista de espera.  A prefeitura diz que ao longo dos próximos quatro anos vai abrir 30 mil novas vagas. Hoje, 136 mil alunos estão matriculados em creches e também na pré-escola da rede municipal.

O Ministério Público do Rio abriu inquérito para fiscalizar o procedimento de matrícula em creches conveniadas. Hoje, cerca de 16 mil alunos estudam em creches particulares que têm convênio com a prefeitura.  A promotoria quer avaliar se a prefeitura tem a responsabilidade de pagar a mensalidade dessas crianças que não conseguiram vagas na rede municipal.

ESPÍRITO SANTO

Na Região Metropolitana de Vitoria, no Espírito Santo, os pais dormem na frente das creches para tentar conseguir uma vaga. Mais de 2 mil crianças estão na lista de espera, aguardando vaga em uma creche. Em outras cidades da Região Metropolitana a situação chega a ser dramática.

Na cidade de Viana, os moradores dormiram na fila na época da matrícula. Passaram mais de uma noite acampados nas calçadas e no meio da rua. Eles dizem que a situação não muda, todo ano é assim no bairro Canaã. Mesmo com tanto sacrifício, passando dias e noites na fila, muitos voltam para casa sem a vaga garantida na creche.

As prefeituras afirmam que estão ampliando e construindo novas creches para conseguir atender toda a demanda em 2014.

ALAGOAS

Em Maceió, a estimativa é de que a procura por vagas nas creches municipais seja cinco vezes maior do que a quantidade de vagas oferecidas. São apenas 29 creches públicas, somando menos de 1,8 mil crianças matriculadas.

Não há vagas disponíveis e a esperança está na construção de mais 17 unidades já licitadas para 2014, garantindo o acesso de mais duas mil matrículas. Ainda assim, longe do total de crianças de baixa renda em idade pré-escolar, algo em torno de 60 mil. A atual gestão promete elevar esse número de creches para 60 até 2016.

O Ministério da Educação reafirmou que a responsabilidade do atendimento das crianças com até três anos é dos municípios, e destacou que 2,5 mil creches estão em construção com recursos federais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário.