ABAIXO-ASSINADO UMA MATRÍCULA UMA ESCOLA
A lei 2200 garante que os professores da rede estadual não podem mais ficar em mais de uma escola, entretanto o governador Cabral quer impedir que ela seja oficializada.
Clique aqui para saber mais e participar da mobilização.
Até 16/06/13 já foram 3.080 pessoas assinando.

24/04/2013

ESTUDANTES E SC PROTESTAM CONTRA LEI QUE PERMITE SALAS COM 0 ALUNOS


Retirado do site Clicrbs.

23/04/2013 | N° 12863  - EDUCAÇÃO

BLUMENAU - Alunos do turno vespertino do Ensino Médio da Escola Estadual Emílio Baumgarten, no Bairro Itoupava Central, fizeram ontem à tarde um protesto em frente à unidade contra a extinção de turmas. Este é o segundo manifesto de estudantes, em menos de uma semana, em relação ao procedimento adotado pela Secretaria de Estado da Educação, de readequar as turmas seguindo a Lei Complementar 170, que prevê que as salas podem ter até 40 alunos.

Segurando cartazes, à beira da Rua Dr. Pedro Zimmermann, cerca de 50 adolescentes questionavam a decisão da escola, de juntar duas turmas do segundo ano em uma única sala e a extinção do terceirão do turno vespertino. Esse último porque cinco, dos 17 alunos, irão para outros turnos. A escola alega que não dá para manter uma turma com apenas 12 estudantes.

Segundo os adolescentes, a junção das turmas vai superlotar a sala de aula, o que pode prejudicar o ensino.

– O local não tem estrutura para receber mais de 40 alunos. Vai ficar difícil de estudar – diz Ana Maria Inacio, estudante do segundo ano.

Mãe de uma acadêmica do terceiro ano do Ensino Médio, Mariza Bell acompanhava o protesto. Disse estar preocupada com a extinção da turma. Com isso, os alunos seriam obrigados a estudar em outros turnos ou mudar de escola.

– Minha filha cuida da irmã mais nova no período da manhã. Eu e meu marido trabalhamos e não temos com quem deixar a pequena. Preciso que ela estude neste horário. Se tiver que ir para outro lugar, vai precisar ir de ônibus, daí o custo será maior – reclama.

A psicopedagoga e professora do curso de Pedagogia da Furb Elenir Budag comenta que salas de aula com um número elevado de alunos pode comprometer a questão pedagógica, já que nem todos têm o mesmo ritmo de aprendizagem:

– Com uma turma muito grande, fica difícil para o profissional dar atenção individualmente. Não há um número estabelecido, mas a prática mostra que dar aula para mais de 30 alunos é difícil.

De acordo com a gerente de Educação, Maria Isabel Porto Paes Schulz, em abril, as escolas estaduais passam por uma readequação das turmas.

– Garanto que nenhuma turma de nenhuma escola terá mais de 40 alunos na sala – justifica.

Em relação à extinção do terceirão, a gerente comenta que na próxima semana haverá uma reunião entre diretor, secretarias de Educação regional e estadual para conversar sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário.