ABAIXO-ASSINADO UMA MATRÍCULA UMA ESCOLA
A lei 2200 garante que os professores da rede estadual não podem mais ficar em mais de uma escola, entretanto o governador Cabral quer impedir que ela seja oficializada.
Clique aqui para saber mais e participar da mobilização.
Até 16/06/13 já foram 3.080 pessoas assinando.

16/03/2012

APOIO AO PROFESSOR MAURO CÉLIO PERSEGUIDO PELA SEEDUC

O professor de filosofia Mauro Célio esta sofrendo perseguição e foi afastado temporariamente da atividade docente por ter fomentado atitudes revolucionários junto aos alunos da escola.

Em tempo estas reivindicações foram para conseguir a instalação dos ar-condicionado prometido pela secretária de educação do RJ.
Leiam a decisão do Diário Oficial, o manifesto postado no blog do SEPE Angra e relatos do próprio professor.
Vamos repassar para que todos tomem conhecimento dessa injustiça.
Obs. quanto a escola clique aqui e veja que o Colégio Leopoldina da Silveira continua sem a prometida aclimatação tão divulgada pelo Risolia na grande imprensa.
EIS A DECISÃO REPRESSORA DO ESTADO D.O (08/09), na página 05:
SUBSECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL ATO DO SUBSECRETÁRIO DE 07.03.2012 SUSPENDE, preventivamente, até a decisão final do processo administrativo nº E-03/002.455/2011, o servidor MAURO CÉLIO DA SILVA, Professor Docente I, matrícula, nº 0940.053-2, na forma do artigo 59, § 3º, do Decreto-Lei nº. 220/75, de 18 de julho de 1975.
Id: 12713

Para baixar o Diário Oficial vá para o site do IOERJ clique aqui ou no link alternativo clique aqui. Todos tem formato em PDF.
Abaixo imagem da página do D.O.
Para ampliar clique na imagem
MANIFESTO EM APOIO AO PROFESSOR MAURO CÉLIO

Estamos vivendo um momento tenebroso na vida política brasileira, com movimentos populares sendo criminalizados e seus dirigentes e militantes sendo presos e perseguido.

A proximidade dos megaeventos no Rio de Janeiro faz com que vivenciemos um verdadeiro estado de exceção. Nesse contexto, a greve volta a ser caso de polícia e a represália (com perseguição no local de trabalho e fora) aos militantes é a tônica.

Um desses militantes do CE Leopoldina da Silveira em Bangu/RJ, o professor MAURO CÉLIO DA SILVA, sofre uma  severa perseguição desde o início do ano de 2011, pela direção da escola, Metropolitana IV e Secretários de governo. Agora como se não fosse pouco o professor acaba de ser punido com suspensão (publicado no D.O. E. R. J. de 08/03/2012), por sua luta por liberdade de expressão, por uma Educação Pública de qualidade e emancipatória, e por melhores condições de ensino e aprendizagem.

Por isso, estamos defendendo não só o professor Mauro Célio da Silva, mas todos os trabalhadores que entendem ser a luta a melhor e única forma de conquistarmos uma sociedade livre, justa, fraterna e sem exploração.
Todo apoio ao professor Mauro Célio.

Retirado do facebook do prof Mauro Célio.

SOBRE O MEU PROCESSO NA ESCOLA:
EU PROFESSOR DE FILOSOFIA MAURO CELIO DA SILVA, VENHO POR MEIO DESTA ESCLARECER SOBRE O PRCESSO QUE TERÁ UMA AUDIÊNCIA NO DIA 28 E 29 DE FEVEREIRO.

QUEREM RETIRAR TODO O VALOR DA MOVIMENTAÇÃO DOS ALUNOS QUE OCORREU NO ANO DE 2011 EM FEVEREIRO NO C.E. LEOPOLDINA DA SILVEIRA POR CONTA DA MANIFESTAÇÃO PELA CLIMATIZAÇÃO. PARA ISSO, O GOVERNO ME ACUSA DE TER POSTO A VIDA DOS ALUNOS EM RISCO, COMO SE ELES NÃO TIVESSEM AUTONOMIA PARA FAZER UM MOVIMENTO QUE DENUNCIASSE A DIREÇÃO DA ESCOLA E A MAZELA DO GOVERNO E COMO SE EU E OUTROS PROFESSORES NÃO PUDESSEMOS PARTICIPAR.


NO DIA DA PRESENTE MOVIMENTAÇÃO, FIZEMOS UMA REUNIÃO NA ESCOLA PARA FORMAR COMISSÃO E IR ATÉ O GOVERNO. A DIREÇÃO QUE PARTICIPOU DA REUNIÃO E ATÉ MESMO FOI A PRÓPRIA DIRETORA LUIZA QUE REDIGIU A ATA, NO DIA MARCADO PARA IR, SE RETIROU E TENTOU IMPEDIR A IDA DE ALUNOS QUE OBTINHAM AUTIORIZAÇÃO DOS PAIS. O PRÓPRIO GOVERNO NA ÉPOCA NOS RECEBEU NA SEEDUC E FOI ATÉ A ESCOLA NA FIGURA DO SEU SBSECRETÁRIO ANTONIO NETO, E ESTE PERCEBEU A CALAMIDADE DA SITUAÇÃO. INCLUSIVE REVOGANDO UMA ADVERTÊNCIA QUE TOMEI NA ÉPOCA QUE ABSURDAMENTE AFIRMAVA: " CUMPRE-NOS REGISTRAR QUE A CONDUTA INADEQUADA DO PROFESSOR MAURO CELIO AO FOMENTAR MOVIMENTOS REVOLUCIONÁRIOS ".
POIS BEM, A PARTIR DAÍ A METROPOLITANA IV, COMEÇOU A ABRIR UMA SINDICÂNCIA INTERNA, COMO ELES MESMO AFIRMAM, NA CLARA TENTATIVA DE ME INCRIMINAR (FUI CONVOCADO E COMPARECI NA PRESENÇA DO SINDICATO, ELES AFIRMARAM QUE EU NÃO PODERIA ENTRAR COM O SEPE. ENTÃO ME RECUSEI A DAR MEU DEPOIMENTO, ENTREI COM PEDIDO DE INTEIRO TEOR E NÃO OBTIVE RESPOSTA). SÓ NO FINAL DO ANO, SENDO CONVOCADO ÀS PRESSAS E SOB AMEAÇA É QUE CONSEGUI TER ACESSO AO PROCESSO. É PRECISO DEIXAR CLARO,QUE AS PESSOAS QUE DEPUZERAM CONTRA MIM, EM MOMENTO NENHUM ESTIVERAM ENVOLVIDAS E NEM PROCURARAM SE INTEIRAR DO ASSUNTO, SIMPLESMENTE SAIRAM DANDO DEPOIMENTOS DE QUE RECEBERAM INFORMAÇÃO DE QUE EU IMPEDI A ENTRADA DE ALUNOS E QUE COLOQUEI A VIDA DE ALUNOS EM RISCO. DETALHE: PESSOAS QUE NEM EU E NEM OS ALUNOS CONHECIAMOS. A DIREÇÃO É QUEM INFORMOU. UÉ, COMO AFIRMEI ACIMA A PRÓPRIA DIREÇÃO DO COLÉGIO PARTICIPOU DE UMA REUNIÃO, JUNTAMENTE COM ALUNOS REPRESENTANTES DE SINDICATO, GREMIO E PROFESSORES DO DIA.

FATO INTERESSANTE, É QUE A ATA DA REUNIÃO SUMIU, MAS COM A PRESSÃO DE PROFESSORES E ALUNOS, APARECEU, PORÉM SEM A FOLHA EM QUE CONSTAVA A REUNIÃO OCORRIDA NO DIA DA MANIFESTAÇÃO. QUANDO EU DISSE QUE PRECISÁVAMOS REUNIR A TODOS QUE ESTAVAM NO DIA E PRODUZIR UM DOCUMENTO, SEM JUÍZO DE VALOR, ASSUMINDO QUE OCORREU A REUNIÃO, SIMPLESMENTE A DIREÇÃO AFIRMOU QUE NÃO ASSINARIA, DIAS DEPOIS, NOVAMENTE COM A PRESSÃO DE ALUNOS E PROFESSORES, A DIREÇÃO AFIRMOU QUE HAVIA PRODUZIDO UM OUTRO DOCUMENTO, MAS QUANDO FOMOS CONFERIR, O TAL DOCUMENTO NÃO CONDIZIA COM A VERDADE. O QUE FIZERAM REALMENTE FOI JUNTAR O QUE ELA MESMA CHAMA DE "AMIGOS" NUMA SALA E PRODUZIR UM DOCUMENTO ABSOLUTAMENTE EQUIVOCADO A RESPEITO DE DATAS E ACONTECIMENTOS DA ÉPOCA. ASSINARAM O DOCUMENTO A DIREÇÃO ( LUIZA E ELISA ) E DOIS OUTROS PROFESSORES ( GRAÇA , HISTÓRIA, QUE FAZ PARTE DA GIDE E DENISE, PORTUGUES). EU MESMO E OUTROS PROFESSORES E ALUNOS ENVOLVIDOS NEM FOMOS CHAMADOS.

VAMOS FICAR ATENTOS, DIAS 28 E 29 DE FEVEREIRO ESTAREI PRESTANDO DEPOIMENTO, ÀS 13 HORAS NA SEPLAG ( RUA ERASMO BRAGA) 18° ANDAR.

BEM , PRA PENSAR:
ALUNOS E PROFESSORES FAZEM MANIFESTAÇÃO, O GOVERNO COMPROVA QUE REALMENTE A SITUAÇÃO ERA INSUPORTÁVEL. O QUE HÁ DE MAIS NISSO?

VIDA EM RISCO? E O ABUSO? A SITUAÇÃO INSUPORTÁVEL?
O GOVERNO DEVERIA ABRIR SINDICÂNCIA PARA SABER O PORQUÊ DE NÃO TER VENTILADORES( ?)

OBS: O PRÓPRIO SUBSECRETÁRIO PAULO, ESTA SEMANA ESTAVA NO COLÉGIO JUSTIFICANDO O ATRASO NAS OBRAS E NA COLOCAÇÃO DO AR CONDICIONADO E AFIRMOU: " ANO PASSADO VOCÊS PRECISARAM SE MANISFESTAR E COBRAR DIREITOS". ISTO É, PARECE QUE NÃO HÁ DIALOGO ENTRE A SEEDUC E A METROPOLITANA IV, OU ENTÃO, ENTRE A METROPLITANA E A DIREÇÃO, OU ENTÃO.....

Retirado do facebook do prof Mauro Célio. 
LEIA ABAIXO O MEU REPÚDIO A REPRESSÃO:
D.O. (08/09), na página 05:
SUBSECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL
ATO DO SUBSECRETÁRIO
DE 07.03.2012
SUSPENDE, preventivamente, até a decisão final do processo administrativo
nº E-03/002.455/2011, o servidor MAURO CÉLIO DA SILVA,
Professor Docente I, matrícula, nº 0940.053-2, na forma do artigo 59,
§ 3º, do Decreto-Lei nº. 220/75, de 18 de julho de 1975.
Id: 12713
Perguntas que não querem calar: PQ não fizeram isso com a direção? PQ não abrem uma sindicancia do documento que sumiu e que prova que todos participaram de uma reunião organizada e redigida pela própria direção? PQ a direção e mais professora Graça de história e Denise de portugues não são investigadas, por desrespeitarem os professores já que juntas fizeram (a portas fechadas) um documento cheio de erros para substituir o documento-ata que sumiu?Isso é crime! PQ não abrem inquerito contra o Ricardo Moraes (escondido dentro da metro IV) por agressão e desrespeito a alunos e professores? E um tal de Saulo (que tambem se esconde dentro da metropolitana IV) que anda pelas escolas tentando organizar gremios de alunos. Saulo , o mesmo que pegou faca e se escondeu junto com a diretora Luiza em sua sala, e depois receberam ainda a proteção do tal Ricardo Moraes. Saulo, depois estava no colégio Bangu, sob proteção de um tal diretor Hamilton, dizendo a integrante de movimentos estudantis que "sabe montar arma". Em reunião com o Subsecretário Paulo, isto foi denunciado e ele nada fez.
Mas não, eu que cumpro com meu dever, que não falto com meu trabalho e participo das atividades do Colégio. Eu que trabalho em filosofia conceitos fundamentais para desenvolvermos a consciência crítica e que nos abre para o debate é que estou sendo suspenso e acusado de por a vida de alunos em riscos. 
Quero afirmar que participo com muito orgulho de movimentos organizados que lutam por educação pública e de qualidade.
MAS ISSO NÃO É CRIME! 
ABRAÇÃO,
MAURINHO.

6 comentários:

  1. Companheiro força aí, infelizmente esses tipos de ATAS temos que tirar xerox, só tem fdp.....diretores comprados, não dá pra confiar em ninguém.....
    isso nada mais é que assédio moral.....
    entre com uma ação junto ao sepe...atas que desaparecem....
    falsificação de documentos....direção comprada.....
    na boa querem mais é acabar conosco.....

    ResponderExcluir
  2. Gente precisamos se movimenatar, o professor Mauro está sendo punido e usado como exemplo pra nos assustar e nos colocar medo! Vamos organizar algo pra colaborarmos efetivamente com o Professor!

    ResponderExcluir
  3. A coordenação / direção nos momentos difíceis sempre está contra o professor, que acaba sendo a figura mais frágil em todo processo. É fácil se esquivar com hipocrisia, mas promover autonomia e censo-crítico agora é rebeldia... Parabéns professor... e muita força porque também já passei por caso parecido!

    ResponderExcluir
  4. Alguem tem alguma noticia recente referente ao caso?

    ResponderExcluir
  5. O Professor Mário Sérgio foi afastado e não vimos nenhuma nota no site oficial do SEPE? Nenhuma manifestação contra esse desrespeito? Só fiquei sabendo na comunidade do orkut e agora acessando o blog. LAMENTÁVEL!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso dizer o seguinte sobre o sepe:
      Teve apoio jurídico sim;
      Teve notas no site sim;
      Foi discutido a questão dele em reuniões sim;
      Foi decidido que o sindicato daria apoio financeiro (o salário de professor está bloqueado) pagando o salário dele.
      Está última questão peço a todos que visitem o perfil do Mauro e perguntem se é fato ou não.
      .
      Afinal não sou dono da verdade.

      Excluir

Faça seu comentário.