ABAIXO-ASSINADO UMA MATRÍCULA UMA ESCOLA
A lei 2200 garante que os professores da rede estadual não podem mais ficar em mais de uma escola, entretanto o governador Cabral quer impedir que ela seja oficializada.
Clique aqui para saber mais e participar da mobilização.
Até 16/06/13 já foram 3.080 pessoas assinando.

23/01/2012

ATO EM SOLIDARIEDADE AOS MORADORES DO PINHEIRINHO


Esse evento é importante de se comparecer. Infelizmente não consegui postar antes.

Charge retirada do blog do Latouff.


Ato em solidariedade aos moradores do Pinheirinho

Quando:Voltar ao Calendário » 23 de Janeiro de 2012 @ 16:00 - 18:30
Onde:Largo da Carioca - Centro
Rio de Janeiro - RJ,20050-020
Brasil
Carregando...
Dados do mapaDados do mapa ©2012 MapLink - Termos de Uso
Dados do mapa
Dados do mapa ©2012 MapLink
Mapa
Satélite
Ver em tamanho real o mapa »
CategoriasAto
Apesar da mídia estar boicotando em nosso estado a reintegração de posse do terreno que há mais ode 8 anos está ocupado por quase 2000 famílias, quase 10 mil pessoas que não tinham onde morar. O terreno é propriedade do mega-empresário Naji Nahas, já acusado de lavagem de dinheir e outras barbaridades. A prefeitura de SJC e o governo do estado de SP de maneira truculenta mandou a PM invadir neste domingo a partir das 6h da manhã, contrariando uma decisão da justiça federal que impedia a reintegração de posse. Já são 16 presos, dentre eles Toninho o advogado dos moradores, e há boatos de mortes, ainda não confirmadas.
Chamamos a todos para protestar aqui no RJ e pressionar por todos os lados os governos e a justiça do nosso país a pararem já com o massacre que está ocorrendo em SJC, e exigindo a regularização imediata do bairro do Pinheirinho.

TODAS ENTIDADES, PARTIDOS, ORGANIZAÇÕES, TRABALHADORES E JOVENS ESTÃO CONVIDADOS PARA A MANIFESTAÇÃO 16H NA CARIOCA!



Para entender melhor o caso acesse o blog Solidariedade à Ocupação Pinheirinho.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Apesar de ordem de suspensão, PM mantém operação de despejo

Apesar do Tribunal Regional Federal ter determinado a suspensão imediata da ordem de reintegração de posse do Pinheirinho, o Comando da Polícia Militar mantém a operação de retirada de moradores.

A Tropa de Choque invadiu a área na manhã deste domingo, dia 22, para cumprir a ordem de reintegração determinada pela juíza da 6ª. Vara Cível de São José dos Campos, Márcia Loureiro.

Na operação, foram usados gás de efeito moral e balas de borracha para a retirada de moradores, que permanecem resistindo. Dois helicópteros estão sendo usado na operação.

A reintegração já havia sido suspensa pelo TRT na última sexta-feira, pelo Tribunal Regional Federal – 3ª. Região. A juíza Márcia Loureiro, entretanto, não reconheceu a liminar do TRF e manteve a ordem de reintegração.

Na operação de hoje, iniciada às 6h, a PM usou de violência contra os moradores que resistiram à ordem de despejo. Um homem foi baleado e está internado em estado grave no Pronto Socorro Municipal da Vila Industrial.

Moradores de bairros vizinhos ao Pinheirinho também se revoltaram contra a invasão da Tropa de Choque à Ocupação e entraram em enfrentamento contra a Guarda Civil, que está apoiando a Polícia Militar. A cerca do Centro Poliesportivo do Campo dos Alemães, preparado para abrigar os moradores após a reintegração de posse, foi derrubada.
HistóricoA Ocupação Pinheirinho existe há oito anos (a serem completados em fevereiro) e abriga cerca de 9 mil moradores.

Sem qualquer ajuda do Estado, os sem-teto construíram suas casas (a maioria de alvenaria), comércio, igrejas, abriram ruas, praça e criaram uma associação de moradores.

Desde o início da Ocupação, motivada pela falta de uma política habitacional da Prefeitura, os moradores tentaram abrir diálogo com o prefeito Eduardo Cury (PSDB), mas ele sempre resistiu em regularizar a área.

Recentemente, os governos federal e estadual já haviam se manifestado no sentido de assinar um protocolo de intenções para regularização do Pinheirinho, mas o prefeito, mais uma vez, se omitiu e até agora não demonstrou interesse em assinar o documento. A regularização não iria gerar qualquer custo para o município.

A área do Pinheirinho é de propriedade da massa falida da Selecta S/A, do especulador financeiro Naji Nahas. O local ficou abandonado por 30 anos, sem cumprir qualquer função social. Hoje serve de moradia para os sem-teto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário.