ABAIXO-ASSINADO UMA MATRÍCULA UMA ESCOLA
A lei 2200 garante que os professores da rede estadual não podem mais ficar em mais de uma escola, entretanto o governador Cabral quer impedir que ela seja oficializada.
Clique aqui para saber mais e participar da mobilização.
Até 16/06/13 já foram 3.080 pessoas assinando.

08/11/2012

ESCOLA MUNICIPAL FRIEDENREICH SERÁ TRANSFERIDA PARA PRÉDIO DA ANTIGA ESCOLA DE VETERINÁRIA DO EXÉRCITO


Retirado do site do jornal O Globo.
Para escutar a entrevista do Secretário Fichtner direto clique na janela abaixo. Ou clique neste link para ir para o site da CBN.



Demolição da unidade para obras do Maracanã preocupa pais, alunos e professores
O GLOBO E CBN
Publicado: 8/11/12 - 12h18

Pais, alunos e professores temem demolição da Escola Friedenreich
MÔNICA IMBUZEIRO / O GLOBO

RIO — O destino dos alunos da Escola Municipal Friedenreich, no Maracanã, já está definido. Em entrevista à Rádio CBN, nesta quinta-feira, o secretário estadual da Casa Civil, Régis Fichtner, afirmou que a unidade será transferida para o prédio da antiga escola de veterinária do Exército, localizado em São Cristóvão. A escola será demolida para construção das quadras de aquecimento, a serem usadas por jogadores de futebol que competirem no Complexo do Maracanã. Segundo o secretário, o terreno, que pertence às Forças Armadas, será cedido à Prefeitura do Rio, e o prédio, protegido pelo patrimônio histórico, passará por reforma antes de receber os alunos e professores.

— A solução é ótima, porque o prédio já está pronto. Só precisa de algumas pequenas adaptações. Os alunos e professores não serão prejudicados, e estarão até mais bem instalados do que estão hoje — afirmou Fichtner.

Segundo a Secretaria estadual da Casa Civil, a demolição da Escola Municipal Friedenreich é necessária para que o futuro Complexo do Maracanã atenda aos padrões internacionais. O secretário Régis Fichtner disse que a prefeitura já concordou com a mudança. Ele explicou que o consórcio que vencer a licitação das obras do Maracanã fará a adaptação do edifício, desativado desde 1975, para receber a escola. Fichtner ressaltou ainda que não haverá prejuízo às aulas.
— O prédio terá as mesmas características do que abriga a Escola Municipal Friedenreich hoje. É uma obra rápida, o planejamento será feito assim que houver um vencedor da licitação — disse. Ainda segundo o secretário, a mudança na localização não afetará o desempenho exemplar da escola.

— Os pais não precisam ficar preocupados. A localização é muito melhor que a atual, já que o barulho das obras estão atrapalhando as aulas. E a mudança não altera em nada o ensino. A escola é boa não por causa do lugar, mas pelas pessoas que ali trabalham, pelos alunos dedicados — afirmou.

Pais, alunos e professores da Escola Municipal Friedenreich prometem ir em peso, na sexta-feira, à audiência pública no Galpão da Cidadania, na Zona Portuária, com o secretário Régis Fichtner. Eles querem evitar que a escola seja demolida. A unidade é um raro exemplo da rede que satisfaz a todos: tem o quarto melhor ensino da cidade do Rio e o sétimo do estado, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A Secretaria municipal de Educação divulgou nota informando que toda a estrutura pedagógica, a direção e o corpo docente da escola serão mantidos, sem qualquer prejuízo para a qualidade do ensino. Muitos pais e professores não são contra a mudança de prédio, desde que não seja para outro bairro e que o nome, homenagem ao jogador Arthur Friedenreich (1892-1969), estrela do futebol brasileiro no início do século passado, seja mantido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário.