ABAIXO-ASSINADO UMA MATRÍCULA UMA ESCOLA
A lei 2200 garante que os professores da rede estadual não podem mais ficar em mais de uma escola, entretanto o governador Cabral quer impedir que ela seja oficializada.
Clique aqui para saber mais e participar da mobilização.
Até 16/06/13 já foram 3.080 pessoas assinando.

09/10/2012

PRÓXIMO PASSO DA SEEDUC: CERTIFICAÇÃO DOS PROFESSORES


Retirado do site do Jornal O Dia


Processo será exigido para os atuais e futuros professores da rede estadual de ensino

A Secretaria Estadual de Educação vai implementar processo de certificação para atuais e futuros professores com objetivo de elevar a qualidade de ensino da rede. Em entrevista exclusiva à Coluna, o titular da pasta, Wilson Risolia, contou que pôde conhecer na China e na Coreia do Sul projeto que estuda há mais de um ano e que quer adotar no estado.
DIVULGAÇÃO/SEEDUCO secretário Wilson Risolia foi a Pequim conhecer o programa de lá
Segundo ele, a certificação será etapa eliminatória dos futuros concursos públicos. Aulas poderiam ser ministradas pelos concursandos para um conselho, espécie de comissão da prova. Os que não conseguirem mostrar que sabem dar aula seriam eliminados.
Já os atuais vão poder aderir ao selo depois de participar de programa de formação e, em seguida, de certificação. “A prática pedagógica é o que certifica. É o conteúdo junto com a prática. Se você domina o conteúdo, mas não domina a prática, não está certificado”, disse Risolia ao explicar o sistema.
Modelo semelhante foi verificado na viagem da comitiva da secretaria nos dois países asiáticos há duas semanas. A ideia é implementar a certificação no estado em 2013.
Risolia exemplificou que professores certificados vão receber bonificação: “Isso poderia ser agregado. Nos modelos que temos estudado, os salários não são homogêneos, quanto maior for a certificação, junto com o tempo e o comportamento, maior é a remuneração”. O valor do adicional ainda está sendo avaliado.
Na próxima semana, o tema vai ser abordado com o Ministério da Educação, não só para apresentar o projeto, como para saber se outros estados têm o mesmo plano. “É necessário fazer um bom investimento na Educação. Para garantir o nível de qualidade do aluno, é necessário ‘subir a régua’”, disse.

Um comentário:

  1. concordo com o nosso secretario, ele dispoe sobre uma simples premissa: se o professor que ganhar bem que se prepare com conteudo e didatica. E mais nao é uma separação e uma forma de fazer todos crescerem e caso nao queiram po problemas deles, quem quer vai ocnseguir um salario maior. O problema e o comodismo que o serviço publico as vezes causa nos servidores

    ResponderExcluir

Faça seu comentário.