Retirado do site do Coronel Paúl. Realmente o negócio tá quente dia 10/02 vadeve haver greve... como vai ficar o RJ???
RIO: MOBILIZAÇÃO DOS BOMBEIROS E POLICIAIS MILITARES - GRUPO - REUNIÃO.
Prezados leitores, bom dia!
No dia 18 JAN 2012, as forças de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro escreveram uma página histórica, pois pela primeira vez deram início a um processo de união na luta pela obtenção de salários dignos e de adequadas condições de trabalho, esforço conjunto que tem tudo para dar certo, caso realmente se efetive.
Aproximadamente 1.000 mobilizados compareceram ao evento no SINDSPREV, o qual ficou pequeno para receber tantos Policiais Militares, Bombeiros e Policiais Civis, o que forçou que o ato se desenvolvesse na rua em frente ao sindicato.
O dia histórico teve pontos positivos e negativos, como não poderia deixar de ser.
O aspecto mais positivo ficou com os mobilizados, o qual fica claramente marcado na presença maciça dos mobilizados que residem no Interior, repetindo o que ocorria na mobilização dos Bombeiros. Os mobilizados da Polícia Militar repetirão o show dos mobilizados do Corpo de Bombeiros no início da mobilização, eu fiquei emocionado e surpreso, devo confessar, com o grande número de PMs presentes. Pela primeira vez, o número de PMs foi bem superior ao número de BMs, entre 3/5 e 4/5 dos presentes.
Parabéns a todos e a todas, a tropa da Polícia Militar mostrou a sua força. Outro aspecto positivo foi a caminhada (decidida no local), saindo do SINDSPREV, seguindo até o Teatro Municipal (onde foi cantado o hino nacional), passando pela Rua Evaristo da Veiga, onde fica situado o Quartel General da Polícia Militar. Um fato inédito em mais de 200 anos de história da PMERJ, Policiais Militares se postarem em frente ao QG para reinvidicar melhorias. Cabe ainda destacar que foi uma boa decisão a convocação de uma grande caminhada no dia 29 JAN 2011, na Praia de Copacabana, com concentração em frente ao Hotel Copacabana Palace, às 10:00 horas. Caso se consiga uma grande mobilização, poderemos ter mais de 30.000 participantes, o que repercutirá no mundo todo.
A parte negativa pode ser resumida da seguinte forma: estão repetindo os mesmos erros praticados pelos Bombeiros Militares, erros que impediram sucesso da maior mobilização de militares que se tem notícia na história do Brasil.
Sinceramente, você que participou da mobilização dos SOS Bombeiros, reflita, avalie se não viu uma repetição de tudo, sendo que dessa vez com mais camisas azuis.
Passo a enumerar alguns problemas que estão se repetindo: a não constituição de uma comissão representativa de cada categoria, nos seus diferentes níveis; os Oficiais não estão sendo cooptados (isso enfraquece muito a mobilização); a ausência do planejamento prévio e meticuloso de cada passo (repetiu-se o "vamos que vamos"); a forma não democrática de deliberar (isso foi a tônica no movimento SOS); a imposição de uma linha religiosa na mobilização (a mobilização deve ser laica ou ecumênica, isso no mínimo); a falta de controle no uso do microfone, as mesmas pessoas que discursavam no movimento SOS voltaram à cena, inclusive os pré-candidatos da PMERJ e do CBMERJ, que repetem as suas histórias, o que ninguém aguenta mais (enfadonho) e, o pior na minha opinião, a liderança do SOS Bombeiros assumindo a mobilização, pois quem esteve hoje no SINDSPREV, não teve qualquer dúvida que a liderança dos Bombeiros está assumindo os dois movimentos, CBMERJ e PMERJ, diante da falta de carisma dos "representantes" da Polícia Militar.
É isso!
Eu luto junto, mas elogio e critico, pois quero a vitória, a vitória de todos nós.
Vivemos uma noite histórica nessa quarta-feira, a qual deveria marcar uma nova fase da mobilização, mas que pareceu um deja vú do SOS Bombeiros.
Obviamente, a força dos mobilizados poderá superar os obstáculos naturais e os obstáculos que surgirão em face dos erros que estão se repetindo. O novo movimento poderá sair vitorioso, mas não em face das ações planejadas que poderiam conduzir ao sucesso, pois o planejamento ainda não faz parte da mobilização. Se a vitória vier será o fruto do esforço de cada PM, BM e PC que estão se esforçando para a conquista dos objetivos. Os mobilizados, sobretudo os jovens Policiais Militares e Bombeiros Militares, estão demonstrando um idealismo e um destemor incomum, próprio dos heróis.
Não posso deixar de elogiar o Inspetor Chao da Polícia Civil, que fez o discurso mais coerente e que deve ser motivo de reflexão para todos os mobilizados.
Hoje, começará a pressão de cima para baixo nos quartéis da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, qual foi a orientação que os PMs e os BMs receberam para suportar?
Você não ouviu?
Nem eu!
Por derradeiro, parabéns a Rede Record, única emissora que eu vi no local.
A TV Globo?
Devia estar transmitindo algum "estupro" ao vivo, não tinha equipe para cobrir a história sendo escrita.
Juntos Somos Fortes!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário.