ABAIXO-ASSINADO UMA MATRÍCULA UMA ESCOLA
A lei 2200 garante que os professores da rede estadual não podem mais ficar em mais de uma escola, entretanto o governador Cabral quer impedir que ela seja oficializada.
Clique aqui para saber mais e participar da mobilização.
Até 16/06/13 já foram 3.080 pessoas assinando.

26/01/2012

DISCRIMINAÇÃO: ESCOLAS REDUZEM POLÍTICAS DE INCLUSÃO SOCIAL PARA OBTER MAIOR MÉDIA NO ENEM

Retirado do blog Sedentário Hiperativo.
Muito interessante esse post.
Não esperava isso do sedentário, pois geralmente tem postagens divetirdas.
Acredito que isso é discriminação sim, pois produz um limite baseado em uma suposição simplista como pobre = burro. Parecido com negro = burro/preguiçoso. É claro que no caso desse Estado é uma discriminação de classe.
Restaria saber se isso deve estar acontecendo em outros Estados.
Digo mais, diversas escolas são privadas, mas possuem diversas isenções de impostos junto ao governo o que piora a ilegalidade que estão comentendo.

25 jan 2012 em Informe Publicitário às 17:39 | por

 Discriminação: Escolas reduzem política de inclusão social para obter maior média no ENEM

“Muitas escolas da rede privada de ensino de Mato Grosso reduziram a sua política de inclusão social para aumentar a média de notas no Exame de Ensino Médio, o ENEM. Com isso, praticam a discriminação sócio/econômica com a finalidade única de obter uma classificação melhor entre as escolas do estado na média de notas do ENEM.

Na prática, as escolas acabaram com o pré-vestibular e o Ensino Médio Noturno por considerarem que os alunos que frequentam este período não têm tempo de estudar porque trabalham durante o dia e porque a maioria é oriunda de escolas da rede pública e não teria base para ser aprovada no Enem ou nos vestibulares.
 

Além disso, a maioria dos alunos que estudam a noite não tem poder aquisitivo para pagar as mensalidades que viabilizem financeiramente a escola. Portanto, estes alunos contribuíram para reduzir a média de notas no ENEM e, consequentemente a classificação da escola entre as melhores notas no processo seletivo.

Para o professor Francisco Carlos Oliveira, diretor superintendente do Colégio Isaac Newton, uma das mais tradicionais escolas privadas de Mato Grosso, liderar nos vestibulares e no ENEM é ter maior número de aprovações principalmente nos cursos mais concorridos e não necessariamente ter a maior média no ENEM.

“O CIN é líder em aprovações nos vestibulares/ENEM e só não possui a maior media no ENEM/MT devido à forte política de inclusão social ao funcionar o pré-vestibular/terceirão noturno com bolsas integrais e ½ bolsa de estudo para a maioria dos alunos”, observa o professor.
“A explicação é simples”, detalha Oliveira: as escolas que não praticam a inclusão social eliminaram o pré-vestibular/3º Ano do período noturno, pois concluíram que estes alunos que estudam a noite trabalham durante o dia, e portanto tem pouca disponibilidade de tempo para estudar. A carga horária do período noturno é menor que a do período diurno.

A grande maioria dos alunos que estuda no período noturno é proveniente do Ensino Médio da rede pública. E por estes motivos muitas escolas concluem que estes alunos têm pouca base para o vestibular e como consequência reduzem a média do ENEM. “O CIN jamais vai deixar de praticar a inclusão social apenas para obter a melhor média no ENEM, até porque sempre foi líder em aprovações e é este o nosso principal objetivo”. Conclui o professor.”

Fonte: Folha do estado/Sandra Carvalho/24news

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário.