ABAIXO-ASSINADO UMA MATRÍCULA UMA ESCOLA
A lei 2200 garante que os professores da rede estadual não podem mais ficar em mais de uma escola, entretanto o governador Cabral quer impedir que ela seja oficializada.
Clique aqui para saber mais e participar da mobilização.
Até 16/06/13 já foram 3.080 pessoas assinando.

08/03/2013

VIVA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER!!!


Circulando pela internet.


Viva o dia internacional da mulher trabalhadora!!!
Um pouco da história do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias da fábrica de tecidos COTTON, na cidade de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. 130 tecelãs morreram carbonizadas.

No ano de 1910, durante a II conferência internacional das mulheres trabalhadoras, ocorrida na Dinamarca, após proposta de um grupo de mulheres operarias, apresentada por Clara Zetikin, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o Dia Internacional de luta da Mulher trabalhadora, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857 e a luta de todas as trabalhadoras do mundo. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas), e em seguida incorporada pelo capital, passando a ser chamada apenas de dia internacional da mulher,e convertida em um dia de aquecer o mercado capitalista com mimos e presentinhos, e um dia em que a sociedade patriarcal homenageia as mulheres tratando-as como seres de segunda classe nos outros 364 dias do ano.

Antes de presentear sua amada (ainda mas com uma malha das varias marcas pertencentes a COTTON...rs) reflita um pouco acerca de sua historia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário.