ABAIXO-ASSINADO UMA MATRÍCULA UMA ESCOLA
A lei 2200 garante que os professores da rede estadual não podem mais ficar em mais de uma escola, entretanto o governador Cabral quer impedir que ela seja oficializada.
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21/12/2012

QUEM MERECE PUNIÇÃO RISOLIA OU A DIRETORA


Retirado do blog do SEPE Regional 7.
Uma análise muito correta e realista. Baseada em fatos e pesquisas no país que iniciou essa prática meritocrática.

Aplicar uma política na educação sem a garantia científica de seus resultados já seria irresponsabilidade. Agora, aplicar essa política ciente do seu fracasso em outras sistemas educacionais, é crime de lesa patrimônio.

Sérgio Cabral e seu secretário de educação aplicam a política meritocrática, mesmo sabendo o caos criado por ela nos Estados Unidos.

Tudo previsto a partir da experiência de mais de 20 anos naquele país. Rizolia não pode nem dizer que não sabia ou que não conhece. Certa audiência publica, na ALERJ, o SEPE entregou ao secretário o livro de Diane Ravitch Vida e morte do grande sistema escolar americano. Rizolia recebeu o exemplar do livro ponderando que já havia lido. Então? De quem é a culpa da corrupção que já acontece em várias escolas, seja a partir de dinheiro distribuído pelo governo(premiação de alunos), seja a partir do bônus para professores, que os leva a aumentar os índices de aprovação ao final do ano.

Em dossiê elaborado pelo professor Luís Carlos Freitas (diretor da Universidade de Campinas), uma pequena amostra das fraudes ocorridas na escolas e prefeituras americanas, com base nas denúncia de Ravitch.

Fraudes

Por esta mesma linha de pressão, chega-se à fraude. Nichols e Berliner (2007) reuniram em um livro os chamados efeitos colaterais destas políticas de controle sobre a escola e seus profissionais. Entre estes, os autores recuperam um princípio formulado por Donald Campbell (1976, p. 49) que diz: “Quanto mais um indicador social quantitativo é utilizado para fins sociais de tomada de decisão, mais sujeito ele estará à pressão de corrupção e mais apto ele estará a distorcer e corromper os processos sociais que se pretende monitorar”.

As evidências de fraude nos Estados Unidos são eloquentes. Uma investigação em Atlanta (Georgia, 2011) demonstrou que 58 escolas do sistema estavam comprometidas com alterações fraudulentas em notas dos alunos. A investigação levou ao afastamento da secretária da Educação local, Beverly Hall. Na cidade de Nova Iorque, John Klein deixou o cargo após denúncias de que o nível dos testes da cidade teria sido rebaixado para melhorar artificialmente as notas dos estudantes (Ravitch, 2010b). Tanto Klein como Hall são figuras importantes no movimento americano dos reformadores empresariais.

As variáveis que afetam a aprendizagem do aluno não estão todas sob controle do professor. Esta pressão e controle produzem um sentimento de impotência, associada à necessidade de sobreviver, que tem levado à fraude. Multiplicam-se os casos de ajuda do próprio professor durante a realização de exames, quando não a simples alteração da nota obtida pelo aluno em testes (Tucker, 2010; Georgia, 2011; Leung, 2004). Juntam-se a estes os casos de fraudes no interior das prestadoras de serviço que constroem, aplicam e corrigem os testes (Farley, 2009).

O pagamento através de bônus (Soares & Hachem, 2010; Brooke, 2011) definidos pelo desempenho dos alunos contribui para agravar estas fraudes e desmoraliza ainda mais o magistério, além de ter-se revelado uma medida que não contribui para a melhoria do ensino (Davier, 2011; Baker, 2010; Hout & Elliott, 2011; Springer & Winters, 2009). Contraditoriamente, tais ideias estão sendo aceitas no Brasil pelas secretarias de Educação dos estados (Máximo, 2011).
Quem merece punição? Cabral e Rizolia ou a diretora

Um comentário:

  1. Isso é um exemplo claro do que significa uma ditadura:Um indivíduo impõe suas vontades aos outros e estes reagem fazendo coisas absurdas ou não!Colocam sua integridade em risco por estarem psicologicamente acuados,oprimidos,injustiçados,violentados...

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