ABAIXO-ASSINADO UMA MATRÍCULA UMA ESCOLA
A lei 2200 garante que os professores da rede estadual não podem mais ficar em mais de uma escola, entretanto o governador Cabral quer impedir que ela seja oficializada.
Clique aqui para saber mais e participar da mobilização.
Até 16/06/13 já foram 3.080 pessoas assinando.
23/10/2012
ADIADA ENTREGA DE PROPOSTAS PARA MELHORAR ENSINO MÉDIO
Retirado do site Último Segundo Educação.
Secretários de Educação dos Estados decidiram que precisam de mais tempo para aprofundar debate
Agência Estado | 19/10/2012 13:36:09
De tão complexo, o assunto precisará de mais tempo. Em sua terceira reunião ordinária no ano, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) decidiu nesta quinta-feira adiar a apresentação de propostas para melhorar o ensino médio. Dados do último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mostram uma estagnação nessa etapa de ensino – o índice saltou de 3,6 para 3,7, mas considerando apenas a rede pública, permaneceu estagnado em 3,4.
Problema: Desempenho melhora na educação básica, mas ensino médio ainda patina
Proposta de solução: Mercadante defende revisão curricular no ensino médio Esforço concentrado: MEC formaliza “pacto” por ensino médio com secretários
"Fizemos reuniões regionais, elaboramos um documento preliminar, mas entendemos que havia necessidade de aprofundar as propostas", disse o secretário de Educação de Santa Catarina, Eduardo Deschamps. A nova previsão é entregar as propostas em meados de dezembro.
Foram apresentadas as linhas gerais do relatório, que abordam reformulação curricular, ampliação da educação em tempo integral e maior investimento em infraestrutura. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, acompanhou parte das discussões.
A rede estadual é responsável por cerca de 97% da matrícula na rede pública – em nove Estados e no Distrito Federal, foi registrada queda no Ideb 2011 em comparação a 2009. Santa Catarina é a unidade da federação com melhor Ideb no ensino médio: 4,0. A meta nacional para 2021 é 5,2.
"O processo não é simples, não é apenas um ou dois itens que precisamos reorganizar. São mais de dez temas", disse Deschamps. "Esse é um trabalho a ser feito pelos secretários junto com o MEC nessa reformulação."
O MEC estuda alterar a forma de avaliação do ensino médio, trocando a Prova Brasil - que é amostral - pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) . De acordo com Deschamps, os secretários estaduais apoiam uma avaliação censitária do ensino médio e aguardam a conclusão do estudo técnico preparado pelo governo para avaliar os efeitos de uma possível mudança da fórmula. Uma das preocupações é não perder a série histórica.
Durante encontro com secretários, Mercadante defendeu uma maior integração entre as disciplinas do ensino médio . O ministro também destacou que o governo federal deve adquirir tablets para professores da rede pública.
Marcadores:
DEBATES,
ENSINO MÉDIO,
IDEB,
MEC
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário.