ABAIXO-ASSINADO UMA MATRÍCULA UMA ESCOLA
A lei 2200 garante que os professores da rede estadual não podem mais ficar em mais de uma escola, entretanto o governador Cabral quer impedir que ela seja oficializada.
Clique aqui para saber mais e participar da mobilização.
Até 16/06/13 já foram 3.080 pessoas assinando.

26/09/2012

PROFESSORES DA SEEDUC VISITAM O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DA CHINA


Retirado do site da SEEDUC.

EDUCAÇÃO
 24/09/2012 - 15:30h - Atualizado em 24/09/2012 - 15:47h 
Diretor Yang Jun propôs intercâmbios


O secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, e o grupo de professores da rede estadual que estão em missão na Coreia do Sul e na China visitaram, nesta segunda-feira (24/09), em Pequim, o Ministério da Educação da China. A comitiva reuniu-se com o diretor geral do Departamento de Cooperação Internacional e Intercâmbio do órgão, Yang Jun.

“Quando falamos de Brasil, pensamos sempre em Rio de Janeiro e em São Paulo. Estamos atentos ao desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro, e intercâmbios de cooperação são muito importantes. O momento é propício”, afirmou Yang Jun, que propôs intercâmbios entre estudantes chineses e fluminenses.

O secretário Wilson Risolia apresentou aos chineses o planejamento estratégico da Seeduc, e destacou pontos como a formação de docentes, o Currículo Mínimo e os programas Renda Melhor Jovem e Dupla Escola.

“A Educação no Rio de Janeiro e no Brasil deve acompanhar o crescimento econômico do estado e do país. Por isso, devemos unir as necessidades dos estudantes com as do estado. Uma parceria para uma escola bilíngue de Português e Mandarim seria muito interessante”, disse Risolia.

Nesta terça-feira (25/09), a missão, composta por docentes da Seeduc, visitará o diretor geral da Comissão Educacional do Município de Pequim – cargo equivalente ao de secretário de Estado de Educação -, Jiang Peimin. O encontro ocorrerá na prefeitura de Pequim. Em seguida, a comitiva percorrerá colégios de Ensino Médio na cidade.

Informações sobre o sistema educacional na China:

- A China tem 260 milhões de estudantes no Ensino Básico;
- São 14,4 milhões de professores;
- 660 mil cidadãos estudam nas 144 Escolas Normais, com a intenção de se tornarem docentes;
- A cada cinco anos, o professor é obrigado a fazer um curso de 360h;
- Nas Zonas Rurais, os salários são diferenciados, para mais. Esses docentes recebem bônus por atuarem nessas áreas;
- Alunos do Ensino Médio recebem orientação vocacional e passam por avaliação psicológica;
- Os professores são avaliados também pela formação moral dos alunos;
- Os docentes não são funcionários públicos, nem os das escolas públicas;
- Há um rodízio de docentes entre as escolas e regiões do país, na tentativa de melhorar a Educação. Os melhores professores vão para as escolas com pior desempenho, e recebem mais por isso;
- Os docentes iniciam as atividades nos colégios às 7h30 e só saem após as 18h;
- A média é de 45 alunos por sala de aula, podendo chegar a 60 e 70 nas escolas das Zonas Rurais;
- O Governo só financia o estudo do aluno se ele permanecer todo o Ensino Básico na província onde nasceu. Se optar por fazer o Ensino Médio em outra localidade, a família tem que pagar por tal transferência e vaga no colégio;
- No Ensino Fundamental, os estudantes têm como disciplina apenas Chinês, Matemática e, a partir de 2010, iniciou-se o Inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário.