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Dia 25/05/2012
Gestores das redes pública (estadual e municipal) e privada participaram durante toda a quinta-feira (24) de uma reunião ampliada sobre as novas ferramentas que serão adotadas pelo Censo Escolar da Educação Básica 2012. O encontro ocorreu na Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desportos (SECD). A coleta de dados inicia no dia 30 de maio e encerra em 31 de julho deste ano.
Dentre as mudanças que serão implementadas este ano na execução do Censo Escolar está o georreferenciamento das escolas; se o professor possui algum tipo de deficiência; o tipo de transporte escolar utilizado pela escola e a formação do professor (se ele está em processo de formação em uma instituição de ensino superior). A reunião também abordou as novas regras para efetivação de convênios.
Para a gestora da Escola Carlos Drumond de Andrade, Maria Caroline de Souza, o encontro serviu para esclarecer dúvidas e apresentar aos gestores o que de novo será abordado no Censo Escolar 2012. “Nós gestores percebemos a importância que o Censo tem e que acaba identificando os problemas que atrapalham o sistema organizacional”, enfatizou.
A reunião contou com a participação da coordenadora Nacional do Censo Escolar/Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Célia Gedeon. Para ela, essa é uma forma de estar próximo das pessoas que fazem o Censo. “Isso mostra a importância do trabalho que os gestores e demais técnicos fazem, que é tão grandioso e uma informação incorreta prejudica o município ou estado, isso por deixar de marcar um “x” no formulário de coleta de dados”, frisou.
Os dados do Censo Escolar subsidiam a elaboração e planejamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Cálculo da aprovação e reprovação do aluno, do Plano de Ações Articuladas (PAR), do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e da Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE).
A reunião serviu também de alerta para os prazos que devem ser cumpridos durante a execução do Censo Escolar, bem como o caráter da responsabilização em razão das informações fornecidas que determinam a distribuição correta dos recursos para o sistema educacional brasileiro. “É essencial que os prazos sejam cumpridos e esse encontro foi justamente para mostrar a importância que o Censo tem e a responsabilidade dos gestores na execução”, alertou Selma Mariot, gerente de Avaliação e Informações Educacionais da SECD.
Segundo Célia Gedeon, Roraima é considerado um estado com informações de qualidade e precisas. Por seis anos consecutivos Roraima é o primeiro estado do Brasil a concluir o Censo Escolar da Educação Básica.
O CENSO
O Censo Escolar da Educação Básica é feito anualmente e dá um raio-x da educação brasileira. Todas as escolas, sejam públicas ou privadas, são recenseadas e a partir dessa informação que os governos, em especial, planejam o investimento para o ano seguinte para a educação.
É feito por meio do Sistema Educacenso (www.educacenso.inep.gov.br). O usuário efetua o cadastro diretamente nesse sistema, preenche as informações detalhadas sobre a escola, alunos, professores, turmas e auxiliares da educação infantil.
Além da coleta de dados oficial, a SECD faz um diagnóstico para identificar o grau de dificuldade na execução do Censo Escolar. Essa atividade faz parte de uma ação para o controle de qualidade.
Em 2011 o Censo Escolar da Educação Básica identificou 361 escolas em Roraima, 84.731 e 3.978 professores. Dessas, na zona urbana dos municípios somam 89 escolas e 64.794 estudantes. A educação indígena são 227 escolas, 12.345 alunos e 1.022 docentes.
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