ABAIXO-ASSINADO UMA MATRÍCULA UMA ESCOLA
A lei 2200 garante que os professores da rede estadual não podem mais ficar em mais de uma escola, entretanto o governador Cabral quer impedir que ela seja oficializada.
Clique aqui para saber mais e participar da mobilização.
Até 16/06/13 já foram 3.080 pessoas assinando.

11/03/2012

RESULTADO DO SAERJ 2011 ESTÁ DISPONÍVEL

Retirado do site da SEEDUC. E lá vamos nós mais uma vez com o Risolia tentando provar que a educação estadual está sofrendo uma revolução e melhorando muito. Lembrando que o objetivo dele é que saíamos do penúltimo lugar do IDEB para o quinto em 2013.

 02/03/2012 - 13:45h - Atualizado em 02/03/2012 - 13:52h 
Diretor: consulte o desempenho de sua escola
O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd), divulgou os resultados do Saerj 2011 das escolas públicas estaduais. Os diretores das unidades escolares já podem consultar as Escalas de Proficiência de Língua Portuguesa e de Matemática. Para acessar os dados, clique aqui.

A apresentação oficial dos resultados de 2011 do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro aconteceu, no dia 27 de fevereiro, pelo secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia. O Saerj é uma avaliação anual diagnóstica dos alunos nas disciplinas de Português e Matemática, que monitora a qualidade do ensino na rede pública do estado. Os dados revelam que o desempenho dos alunos da rede melhorou em relação ao exame realizado em 2009.

As provas foram realizadas, entre os dias 25 e 27 de outubro de 2011, pelos alunos do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental, da 3ª série do Ensino Médio, das fases equivalentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do 3º e do 4º anos do Ensino Normal e das fases equivalentes do Programa Autonomia.

É através dos resultados do exame que a Seeduc identifica as deficiências de cada escola para que possa atuar com o objetivo de elevar o nível e a qualidade do ensino que é oferecido pela rede.

Durante a apresentação dos resultados, o secretário destacou os principais avanços obtidos em relação ao exame realizado em 2009.


- O desempenho dos alunos da rede melhorou muito. Uma das razões para isso foram as aulas de reforço, que atenderam a 180 mil estudantes em 2011 – afirmou Risolia.

De acordo com o último exame, verificou-se ainda que:

- No Ensino Regular, a taxa de participação aumentou em 5 pontos percentuais em relação ao Saerj 2010, ultrapassando os 70%;

- No EJA, a taxa de participação alcançou 97%;

- No Ensino Regular diurno, houve melhora em todos os níveis em Língua Portuguesa, com destaques para o 9º ano e para a 3ª série do Ensino Médio. Enquanto no 9º ano os alunos aprenderam quase 60% a mais, na 3ª serie eles aprenderam quase 80% a mais;

- Em Matemática, o aprendizado dos alunos da 3ª série do Ensino Regular diurno dobrou, enquanto o dos alunos do 9º ano se manteve estável;

- No Ensino Regular noturno, os alunos do 9º ano e da 3ª série aprenderam cerca de 80% a mais do conteúdo de Língua Portuguesa;

- Já em Matemática, os alunos do 9º ano do Ensino Regular noturno aprenderam quase 50% a mais, enquanto os da 3ª série aprenderam quase 60% a mais;

- O desempenho dos alunos do Ensino Regular diurno é aproximadamente 10% melhor que dos alunos do Ensino Regular noturno, embora os dois turnos tenham evoluído em relação ao Saerj 2009;

- A desigualdade entre as escolas da rede foi reduzida em 20% no Ensino Fundamental e em 25% no Ensino Médio.
Em relação à redução da desigualdade entre as escolas, Risolia considerou que se trata de um grande avanço para um ano de trabalho.

- A Secretaria está bastante otimista em relação a esses dados. A redução da desigualdade da rede é um motivo para comemorarmos – disse o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário.