ABAIXO-ASSINADO UMA MATRÍCULA UMA ESCOLA
A lei 2200 garante que os professores da rede estadual não podem mais ficar em mais de uma escola, entretanto o governador Cabral quer impedir que ela seja oficializada.
Clique aqui para saber mais e participar da mobilização.
Até 16/06/13 já foram 3.080 pessoas assinando.

22/07/2011

ACAMPAMENTO CELEBRA 10 DIAS

Às 22h os acampados em frente a Secretária de Educação do Estado comemoraremos com um bolo oferecido pelas merendeiras da Escola Municipal Ordem e Progresso em solidariedade a greve.


ACAMPANDO COM UM MOTIVO

Texto produzido por

Luciana de Assis

Fernando Pinheiro

O acampamento completa 10 dias com um crescimento muito grande. No dia 12 de julho haviam 7 barracas e cerca de 40 pessoas dormindo, sendo que várias deitadas em colchonetes no chão sem barraca. Hoje temos 51 barracas com mais de 60 pessoas dormindo.

Esse aumento foi fruto de uma grande articulação para que a greve, mesmo no recesso, não perdesse o gás. Muitos companheiros vieram de outras cidades da região metropolitana e interior do Estado para ajudar nas panfletagens e em outras atividades. Na última quinta-feira (21/07) conseguimos distribuir mais de cinco mil panfletos e adesivos com a ajuda de colegas de Belford Roxo, Niterói, Teresópolis, Duque de Caxias, os estudantes da AERJ, entre outros.

Contudo, toda essa movimentação só foi possível porque, a partir do terceiro dia, após assembleia interna, nos dividimos em equipes com tarefas diversas: limpeza, segurança, comunicação e memória, cultura, alimentação, habitação. Essa divisão mais do que burocratizar a vida dos acampados tem facilitado o dia a dia, pois todos que chegam ao acampamento podem se envolver facilmente em alguma atividade.

As equipes com mais tarefas no dia a dia são as equipes de habitação e alimentação, pois a primeira tem que fazer a contagem de todos que vão, ou não, dormir no acampamento, garantindo que barracas vazias possam ser usadas por quem acabou de chegar. A alimentação além de fazer a mesma contagem precisa garantir que café, almoço e jantar cheguem nos horários previstos.

Podemos dizer que outra inovação nesse acampamento de greve é o “BBB do acampamento” e os debates via comunidade do orkut. O “BBB” tem transmitido online pelo twitcast diversas atividades culturais e de militância. Chegamos a ter 130 pessoas on line num mesmo momento. Como a transmissão permite comentários tem sido muito animador ler o que os companheiros tem achado das nossas atividades. Pelo orkut conseguimos tirar dúvidas quase em tempo real e trocado sugestões sobre as propostas de atividades.

Por último precisamos ressaltar todo o apoio financeiro do SEPE e o apoio logístico de vários diretores neste momento histórico. Alongar um acampamento de greve em pleno recesso para alguns era arriscado, mas passado metade do recesso acreditamos que foi acertado, pois com o exemplo da resistência dos acampados, com a militância dos professores nas suas escolas, com o reconhecimento jurídico da nossa exigência voltaremos com o dobro ou mesmo três vezes mais da nossa categoria nas ruas.

Um comentário:

  1. ALÔÔÔ !!! OLHEM SEUS CONTRACHEQUES NO SITE DO PRODERJ !!! FOMOS DESCONTADOS POR CAUSA DA GREVE !!! CABRAL E RISOLIA NÃO CUMPRIRAM A DETERMINAÇÃO DA JUSTIÇA !!! MENTIRAM MAIS UMA VEZ !!! É MUITA CANALHICE DO GOVERNO !!!

    ResponderExcluir

Faça seu comentário.