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26/06/2012

ENSINO DIGITAL GANHA FORÇA NO PAÍS

Retirado do site todos pela Educação.


25 de junho de 2012
Para os especialistas na área, as propostas digitais são positivas, mas devem servir de mediação entre professor, aluno e conhecimento


Fonte: Diário Catarinense (SC)
Na carteira da Escola, ao lado dos lápis e do livro, um tablet. Foi o que defendeu o Uno Internacional – um dos braços do Grupo espanhol Santillana, da área editoral e de mídia _, em conferência realizada em Florianópolis, no fim de semana. A proposta, implantada em 600 Escolas da América Latina desde o ano passado, aponta para uma atmosfera digital do Ensino infantil ao médio, com tablets, projetores e uma prática de uso do meio digital no processo de aprendizagem.De acordo com o diretor-geral da Santillana Brasil, Sérgio Quadros, o projeto é uma via para se ampliar os horizontes dos estudantes.


– No momento em que estiver online, o Aluno poderá ver um mapa de onde cada colega está e onde a sala está em relação à Escola.


No início, os Alunos utilizariam os tablets apenas na Escola, contando com os computadores de casa para fazerem as tarefas. Apenas depois de se criar o hábito de uso dos equipamentos como estudo, os estudantes levariam os tablets para casa. Para Sérgio, cada Escola e cada Aluno tem um ritmo diferente para compreender a proposta, o que exigirá o acompanhamento do sistema de Ensino.



A previsão é que a ideia passe a ser implantada nas Escolas particulares do Brasil a partir do ano que vem. Mas a capacitação dos Professores já deve começar no segundo semestre com Escolas interessadas. Os custos também devem ser estimados de acordo com a realidade brasileira. Os responsáveis apostam no interesse dos Alunos para manterem a atenção nas aulas.


Para os especialistas na área, as propostas digitais são positivas, mas devem servir de mediação entre Professor, Aluno e conhecimento. O coordenador do curso de Pedagogia da Universidade Federal, Juares da Silva Thiesen, reitera a importância dos Docentes neste processo.


– Se não tiver orientação, o Aluno está com tablet, com tudo, mas as informações são tantas que ele não se apropria dos conceitos. Os Alunos também passarão a ler textos em fragmentos e há uma perda na profundidade de conhecimentos.
O Educador e pedagogo José Zinder acredita que, com boa metodologia e capacitação de Professores, as tecnologias só têm a ajudar.


– O Aluno quer novidade, e a sala só com lousa é usada aqui há décadas.
“Cada aluno aprende de um jeito”


Um dos parceiros do projeto é a emissora norte-americana Discovery, que fornecerá vídeos que podem ser utilizados em sala de aula. O responsável pelo desenvolvimento de planos de ação da emissora, Scott Kinney, conversou com a equipe do Diário Catarinense sobre a proposta digital.
Diário Catarinense – Por que a empresa se tornou parceira da proposta?


Scott Kinney – Muitos estudantes já estão habituados com a Discovery. A intenção é dar instruções, prover serviços e trabalhar os conteúdos junto com os Professores, ajudar as Escolas. A questão é como mudar a dinâmica diante da realidade digital.
DC – Para vocês, qual o diferencial da proposta?


Kinney – Cada Aluno aprende de um jeito diferente. Alguns estudantes podem entender só de ouvir o Professor, outros precisam interagir, outros precisam de recursos de áudio. A Escola precisa estar preparada com áudio, vídeo, para cada um aprender à sua maneira. Um Aluno que nunca viu o mar, por exemplo, pode ver um vídeo no tablet e entender com mais facilidade.
DC – Seria possível estender a proposta para Escolas públicas?
Kinney – Também trabalhamos com Escolas pobres nos Estados Unidos. O modo como é possível trabalhar a questão digital, nessas realidades, também será parte desse processo pelo qual vamos passar.

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